Andaluzia – Parte I – Sevilha – A maravilhosa Região Autônoma do Sul da Espanha

Andaluzia – Parte I – Sevilha – A maravilhosa Região Autônoma do Sul da Espanha

outubro 4, 2023 8 Por sidneieid2015

“Al- Andalus”, palavra de origem árabe que deu nome à esta região autônoma da Espanha, e que significa “terra dos vândalos”.

Sua riqueza histórica decorre da sequência de domínios que sofreu ao longo da antiguidade tardia.

Os romanos permaneceram na Península Ibérica de 206 aC até a queda do poderoso Império, em 476 dC

Visigodos de Toledo 510dC,

Bizantinos de 552dC,

Conversão de Recaredo de 589dC,

Reinado de Witiza e Égica de 698dC,

Domínio islâmico entre 711 dC e 1492, culminando com a sonhada “Reconquista” do território espanhol durante o reinado dos “Reis Católicos”, Dom Fernando II de Aragão e Dona Isabel de Castela.

Também chamados de Reis Cristãos, seus nomes aparecem em ruas, praças e castelos da Andaluzia.

Vamos iniciar nosso passeio por Sevilha.

Cortada pelo rio Guadalquivir e capital da Andaluzia, Sevilha é a terceira maior cidade da Espanha, depois de Madri e Barcelona.

Que tal conhecer alguns pontos turísticos que a cidade oferece?

  • Ponte e Bairro de Triana

O Bairro de Triana é uma excelente escolha para caminhar nos calçadões repletos de restaurantes, sorveterias, confeitarias e lojas.

Antes de cruzar a ponte no sentido de Triana, existe um moderno mercado com bancas de produtos frescos e o infalível “jamón”, uma identidade nacional.

Na praça de alimentação, restaurantes servem os famosos petiscos ou “tapas”, como dizem os espanhóis, acompanhados de cerveja, sangria ou vinho.

É claro que não poderia faltar o mais famoso prato espanhol: a Paella.

Ao cruzar a ponte para o bairro, encontramos o tradicional Mercado de Triana com 200 anos de história, bem ao lado do Castelo de São Jorge, outra ótima opção para compra de produtos frescos e restaurantes.

  • Parque de Maria Luísa

Uma vasta área verde forma o mais importante parque público de Sevilha.

Além da bela vegetação, fontes e local para leitura, o Parque de Maria Luísa abriga a monumental Plaza de España, inaugurada em 1929, um dos mais importantes símbolos de Sevilha.

No contorno da praça, cidades espanholas são representadas com seus símbolos, tradições e histórias.

  • Metropol Parasol – Las Setas

Las Setas (os cogumelos) é uma complexa e gigantesca obra construída em madeira, projetada pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann e concluída em 2011 (Plaza de la Encarnacion, s/n)

Da passarela avista-se Sevilha em 360°.

  • Bairro de Santa Cruz

Com ruas estreitas, intenso comércio, confeitarias, restaurantes, etc, o Bairro de Santa Cruz é também um bom lugar para caminhar.

Devido ao calor intenso, as ruas são cobertas com painéis de lona que garantem sombra, claridade e ventilação na região.

Na Calle Sierpes encontra-se a Confiteria La Campana, fundada em 1885

Quer consertar seu relógio ?

Ande menos de 10 minutos até a beira do rio Guadalquivir e alcance o Paseo de Cristóbal Colón.

À direita do caminho encontra-se a Real Maestranza de Sevilha, do século XVIII, a mais antiga e mais tradicional praça de Touros da Espanha.

Cruze o Paseo para conhecer a Torre del Oro, uma construção defensiva do século XIII, que atualmente abriga o Museu Naval.

Em frente à torre é possível adquirir passagens para um passeio de barco pelo rio Guadalquivir.

O rio também é um ponto para se praticar stand-up paddle.

  • Real Alcázar (Real Alcácer)

Este palácio real fortificado, com mais de mil anos de história, está localizado no endereço Pateo de Banderas, sendo considerado um dos edifícios mais complexos do mundo pelas divisões labirínticas e singularidade de suas dependências – Av de la Constituición s/n, ao lado do Real Alcázar.

A linha do tempo mostra que o Real Alcázar foi residencia de califas, reis e que também passou pela transformação castelhana, com influências políticas e adequações arquitetônicas.

Por sua beleza e bom estado de conservação, o Real Alcázar foi palco de mais de 20 filmes e séries, tais como: “A Vida de Critóvão Colombo” (1916), “Lawrence da Arábia”, “1492 a Conquista”, “O Cavaleiro Dom Quixote”, “Game of Thrones”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, etc.

  • Arquivo Geral das Índias – Avenida de la Constituición, s/n – Edifício de la Lonja

Bem próximo da Catedral, e eleito Patrimônio Mundial pela UNESCO, o belo edifício centraliza desde 1785 todos os documentos das colônias espanholas pelo mundo, bem como do período de intenso comércio com as Índias.

Aqui encontram-se mais de 42.000 pastas, contendo 80 milhões de páginas e 8.000 mapas guardam valiosos feitos espanhóis da época dos descobrimentos, colonização e comércio com as Índias.

  • Catedral de Sevilha e Giralda – Avenida de la Constituición, s/n

A Catedral e o Real Alcázar, formam o coração de Sevilha.

Na imagem abaixo, em primeiro plano aparece a Catedral, ao lado esquerdo vemos a muralha e as torres do Real Alcázar e à direita, o edifício de La Lonja ou Arquivo das Índias.

Construída no século XV, a Catedral é considerada o maior templo gótico do mundo.

É também a maior catedral da Espanha e um dos principais lugares de interesse da cidade.

Ao seu lado encontra-se a Torre Giralda, o monumento mais emblemático de Sevilha.

Originalmente uma base de pedras dos tempos romanos, sobre o qual os muçulmanos construíram um minarete no final do século XII.

Depois da reconquista espanhola foi convertido no campanário da Catedral, portanto centenas de anos de história.

Os historiadores afirmam que a Giralda dispõe de 35 lances de rampa para que o sultão pudesse subir seus mais de cem metros de altura montado a cavalo.

Além de boa parte da cidade de Sevilha, do topo da torre avista-se o belo “Patio de los Naranjos” ( Patio das Laranjeiras) na parte térrea da Catedral.

Por ora é isso, meus amigos

No proximo post continuaremos na Andaluzia, falando sobre a fascinante Córdoba.

Até lá…….