Andaluzia – Parte IV – Ronda – O Berço das Touradas

Andaluzia – Parte IV – Ronda – O Berço das Touradas

dezembro 22, 2023 6 Por sidneieid2015

Nosso passeio de hoje será pela encantadora cidade construída sobre um penhasco na cota 740 metros acima do mar. Sua área urbana é dividida ao meio pelo cânion El Tajo, onde a 100 metros de profundidade corre o Rio Guadalevin.

Sim, estamos em Ronda, cidade que anualmente atrai centenas de milhares de turistas, ávidos por conhecer e explorar suas belezas naturais, históricas e arquitetônicas.

Que tal dispensarmos o transporte e sair percorrendo as ruas, praças, escadarias e vielas explorando as atrações locais?

Praça de Touros (Calle Virgen de la Paz, 15) – A praça de touros mais antiga da Espanha também é sede do Museu da Real Cavalaria, um dos conjuntos culturais mais visitados da Andaluzia. Foi inaugurada em 1785 com capacidade para 5000 pessoas.

Os cartazes celebram os 450 anos da Equitação Real espanhola. Do lado externo encontram-se estátuas do cultuado toureiro Antonio Ordoñes e de um touro da raça Miúra.

Alameda do Tajo – Parque do século XIX com passeios arborizados, fontes e terraços sobre o penhasco, local ideal para desfrutar de boa sombra e bela paisagem.

Teatro Vicente Espinel (Paseo del Tajo) – Ponto cultural da região, a casa apresenta espetáculos musicais, teatrais e conferências.

Passeio de Blás Infante – Lugar emblemático de Ronda, formado por um mirante e coreto, sendo Blás Infante considerado o “Pai da Pátria Andaluz”.

Mirante de Ronda – Desse ponto avista-se o penhasco, o coreto do Passeio de Blás Infante, além do centro histórico.

Praça de Espanha – Local mais central de Ronda, a mesma fica ao lado esquerdo da Puente Nuevo, rodeada de restaurantes e lojas, com incrível vista para edifícios e pontos históricos.

Convento de Santo Domingo – Fundado em 1495 por ordem dos Reis Cristãos, no século XVI serviu como sede da Inquisição.

Puente Nuevo – A maior atração da cidade de Ronda foi erguida entre os anos de 1752 e 1793, em arco, sobre um cânion de 120 metros. Apesar de antiga, a icônica estrutura ostenta o título de “Nova”, por ter sido construída tempos depois das pontes Romana e Velha. Fotografada ao nascer do sol, durante o dia ou de noite, a ponte exibe sua imponência e beleza.

Jardins de Cuenca – Conjunto de terraços e escadas dispostos em patamares ao longo da margem esquerda do rio Guadalevin. Dali avista-se a área rural de Ronda, os palacetes Casa do Rey Moro e Convento de Santo Domingo, bem como as pontes Nova (Nuevo), Velha (Viejo) e Romana.

Puente Viejo (Calle Real, 2) – Uma ponte de pedestres medieval, construida em 1616, com vistas da cidade e bela paisagem rural ao redor.

Ponte Romana – Erguida por volta do século I, durante o domínio romano, apresenta o clássico formato em arco.

Arco de Felipe V (Calle Real) – Construído no século XVIII, em estilo barroco, após a visita do monarca à cidade.

Muralha – Assim como antigas cidades europeias, Ronda contava com uma muralha que circundava e protegia o povoado. Em diferentes pontos da cidade é possível encontrar boa parte da fortaleza e torres de observação, típicas da época medieval.

Banhos Árabes (Calle Molino de Alarcón s/n) – Localizada no antigo bairro islâmico da cidade, esta casa de banho do século XIII mantém preservado um sofisticado sistema de abastecimento dividido em salas de água fria, morna e quente.

Minarete de San Sebastián ( Plaza Abdul Beka s/n)– Construído no período da ocupação moura entre os séculos XIV e XVII, o minarete fazia parte do templo islâmico, servindo para chamar os fieis à oração. Mais tarde foi transformado em um templo cristão.

Praça Duquesa de Parcent – Uma linda praça arborizada, rodeada de cafés, onde se pode sentar e apreciar a igreja de Santa Maria la Mayor.

Igreja de Santa Maria la Mayor (Praça Duquesa de Parcent, s/n) – Antiga mesquita transformada em templo católico, ornamentada com elementos renascentistas, góticos e barrocos, além de um mirante no topo da torre.

Palácio de Mondragón (Praça Mondragón, s/n) – Considerado o mais importante monumento civil de Ronda, a construção do século XV dispõe de jardins, pátios, sacadas e fontes.

O Palácio abriga um Museu Arqueológico, cobrindo o período da Pré-história à Antiguidade tardia, além de uma coleção de artefatos antigos.

Acabamos por aqui nossa viagem virtual a Ronda……

Fonte Google Earth

Você que já conhece, certamente sentirá vontade de voltar.

Se ainda não foi, que tal preparar-se para visita-la em breve, aproveitando as informações do Blog?

Obrigado por seguir e divulgar o bagagemdebordo.com

Na próxima etapa da Andaluzia, nosso passeio será pela cidade litorânea de Málaga.

Não perca por nada !!!!

Até lá……..