Veneza, Venice, Venezia – A cidade mais romântica do mundo

Veneza, Venice, Venezia – A cidade mais romântica do mundo

dezembro 28, 2015 0 Por sidneieid2015

(Venice – Italy – The most romantic city in the world – Please read the English version in the end of the text)

Veneza foi fundada no ano de 452, século V, por refugiados das invasões bárbaras que resultaram na queda do Império Romano.

Posicionada em uma lagoa junto ao Mar Adriático, a ilha garantiu sobrevivência e grande progresso da região.

Por mais de 1000 anos Veneza foi a capital da República de Veneza, sendo que, a partir do século X, tornou-se a maior potência econômica da Europa, graças ao domínio do comércio entre o Oriente e o Ocidente.

A descoberta do Caminho das Índias por Vasco da Gama, em 1498, impactou seriamente na importância comercial e política de Veneza, tendo sofrido sucessivas derrotas, tal como em 1797 pelas tropas Napoleônicas.

No ano de 1866, durante o processo de unificação do país, Veneza passou a integrar definitivamente o Reino da Itália.

Dezenas de outras ilhas fazem parte do arquipélago veneziano, tais como LidoDSC_7799cred

, Murano, Burano e Torcello.

Nasceram em Veneza seis Papas, o desbravador Marco Polo, além de renomados artistas como Tintoretto, Caneletto e o famoso compositor Vivaldi, que compôs a bela sinfonia “Primavera” (ouça):

https://www.youtube.com/watch?v=MJ40QQ78Wjs

Pela sua importância histórica, religiosa, arquitetônica e artística, Veneza foi eleita pela UNESCO Patrimônio da Humanidade. Nem poderia ser diferente…..

Sem medo de errar, Veneza é o lugar mais romântico do mundo.

Linda, emocionante e inesquecível….

Em Veneza não circulam veículos, apenas barcos.

O acesso entre o continente e as ilhas é feito pelos  “vaporettos”, que funcionam da mesma forma que os ônibus de cidades comuns.

Ao chegar de carro, cruze a ponte, estacione em local pago (Latitude 45,437820°; Longitude 12,317852°) e atravesse de barco.

Se vier de avião, pegue o barco no próprio aeroporto Marco Polo para o local desejado.

Veio de trem? Então desça na estação ferroviária Santa Lucia e depois pegue o barco para o seu destino.

É importante saber previamente em qual parada você irá descer para ficar mais perto do seu destino, evitando, assim, caminhar e atravessar as estreitas pontes com sua bagagem.

Se não souber onde parar, antes de adquirir a passagem do “vaporetto”, peça informações no balcão, pois o preço varia de acordo com a distância.

Não se esqueça de preparar uma bagagem proporcional ao tempo que ficará em Veneza, deixando o restante no interior do veículo alugado (bem escondida), em armários no aeroporto ou estação de trem (lockers).

Há pessoas que preferem hotéis no continente devido à dificuldade de locomoção com malas pelas vielas de Veneza, mas sugiro que você fique hospedado na ilha, passando momentos inesquecíveis e entendendo (um pouco melhor) a vida dos habitantes desta cidade intrigante e “única”, em todos os sentidos.DSC_7342credGoogle Veneza

Fonte Google Earth

Feitas as apresentações, vamos ao que mais interessa aos amantes de Veneza: suas atrações

– Canais                        

Segundo os livros, Veneza tem 177 canais, sendo o “Grande Canal” o principal deles, por onde navegam barcos de maior porte, transportando pessoas e cargas que abastecem a cidade.DSC_7394red

Não deixe de fazer o tradicional passeio de gôndola: nada mais românticoDSC_7358cred

Pelos canais secundários, você conhecerá a casa onde viveu Marco Polo, nascido em Veneza em 1254, tornando-se importante mercador, embaixador e um dos maiores exploradores de todos os tempos.

Percorreu a Rota da Seda a partir de 1272, passando pela Armênia e chegando à China, de onde trouxe para o Ocidente preciosas informações sobre aquela desconhecida parte da Terra.

Dizem que Marco Polo trouxe da China a receita do macarrão, comumente atribuída à Itália.

É inegável que os italianos souberam, como ninguém, desenvolver esta maravilha …..

Somos todos gratos a Marco Polo….!!!!

O valor do passeio de gôndola, varia de acordo com a quantidade de passageiros transportados.

 

– Pontes

Ao longo dos séculos, 400 pontes foram construídas sobre os canais, sendo a “Ponte de Rialto” (1588) a mais importante delas.DSC_7432red

Outro ícone veneziano é a “Ponte dos Suspiros”, que fica entre dois prédios em margens opostas de um canal.

De um lado o Palazzo Ducale, do outro o Prigioni Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.DSC_7183cred

Segundo a lenda, em tempos remotos, os prisioneiros eram julgados no Palazzo ( ao lado esquerdo) e, quando condenados, suspiravam sobre a ponte ao verem o mundo externo pela última vez.

Que triste…..!!!!

 

– Praça de São Marcos (Piazza San Marco)                   

Principal praça de Veneza, a Piazza San Marco é um local deslumbrante, tanto pela concentração de edifícios históricos de grande valor arquitetônico, quanto pelos bares e restaurantes que servem refeições inesquecíveis. Em época de temperatura amena, os restaurantes da praça apresentam conjuntos musicais e cantores ao vivo, com qualidade excepcional.DSC_7553cred

Esta é uma das razões para ficar na ilha e voltar andando até seu hotel após uma noite maravilhosa.

Se tiver sorte de ter uma bela Lua, será melhor ainda…..DSC_7890cred

 

– Basílica de San Marco

No ano de 828 os mercadores venezianos adquiriram em Alexandria relíquias atribuídas a São Marcos Evangelista e construíram na praça um templo temporário.

A igreja passou por incêndio e reformas até que, em 1063, se tornaria a base da atual Basílica de San Marco.DSC_7161red

 

Sua construção segue o estilo arquitetônico bizantino, sendo a principal igreja de Veneza. Ricamente ornamentada, a Basílica recebeu os Cavalos de San Marco por volta de 1254.DSC_7325cred

 

– Palácio Ducal

Um dos símbolos da cidade, o Palácio Ducal (ou dos Doges) é uma verdadeira obra-prima do estilo gótico veneziano.

O Doge era o primeiro magistrado da República Veneziana ou, em outras palavras, o líder máximo da região de Veneza.

No edifício, atualmente funciona o interessante Museo di Palazzo Ducale, que vale ser visitado.DSC_7612red

Em plena Piazza San Marco, e com impressionante riqueza de detalhes, sua construção levou mais de 100 anos: de 1309 a 1424.DSC_7695red

 

– Tradicionais Eventos Venezianos        

Anualmente, em Setembro, acontece por lá o prestigiado Festival Internacional de Cinema, enquanto que o Carnaval, com suas tradicionais fantasias e máscaras de louça, é comemorado entre Janeiro e Fevereiro.DSC_7918cred

Muita gente escolhe estas épocas para visitar Veneza, justamente para aproveitar tais eventos, lembrando que no início do ano a temperatura costuma ser mais baixa por conta do inverno.

Caso queira aproveitar as festas, consulte a programação oficial dos eventos.

 

– Campanário

Durante o dia, na Piazza San Marco, é possível subir a torre do Campanário, de onde se tem uma linda vista de Veneza. Aproveite para tirar fotos incríveis.

De noite é o próprio Campanário que faz o espetáculo….DSC_7902red

 

– Basílica de Santa Maria della Salute

Para conhecer a praça e Basílica de Santa Maria della Salute, no extremo do Grande Canal, tome o “vaporetto” até a estação Salute ou, se preferir, faça um agradável passeio caminhando ao longo da margem.DSC_7843red

 

– San Giorgio Maggiore

Diante da Piazza San Marco está a ilha de San Giorgio Maggiore e sua Basílica que merecem ser fotografadas pelo seu charme e beleza.DSC_7272red

A melhor imagem, é a partir da torre do Campanário, que fica na própria Piazza San Marco.

 

– Murano

Murano é uma das ilhas venezianas, tradicional pela produção de peças ornamentais e lustres de vidro colorido, mundialmente conhecidos.

Os hotéis e os fabricantes locais costumam oferecer passagem, muitas vezes gratuitas, para conhecer o processo de fabricação artesanal e adquirir os produtos diretamente da fábrica.

Se tiver tempo, e se gostar do gênero, não perca esta oportunidade.

 

Por hoje é só…..

Para os que já conhecem Veneza, tenho certeza de que foi bom rever esta adorável cidade e aos que ainda não conhecem, espero que aproveitem as informações do post em sua próxima viagem.

No próximo post, nosso passeio será por Barcelona, Espanha.

Você conhece alguém que esteve em Barcelona e que não pensa em voltar????

Continue seguindo e compartilhando o blog www.bagagemdebordo.com

 

Venice – Italy – The most romantic city in the world

Venice was founded in the year 452 (5th century) by refugees from the barbarian invasions, responsible for the fall of the Roman Empire.

Positioned in a lagoon along the Adriatic Sea, the island ensured survival and progress for the region.

For more than 1000 years Venice was the capital of the Republic of Venice and from the 10th century it became the largest economic power in Europe, thanks to trade between East and West.

The discovery of the sea route to India in 1498 impacted seriously on commercial and political importance of Venice, having suffered successive defeats, such as in 1797 by Napoleonic troops.

In the year 1866, during the process of unification of the country, Venice became part of the Kingdom of Italy.

Dozens of other islands are part of the Venetian archipelago, such as Lido, Murano, Burano and Torcello.

Six Popes were born in Venice, as well as the explorer Marco Polo, renowned artists such as Tintoretto, Caneletto and the famous Vivaldi, who composed the beautiful Symphony “Spring” (listen):

www.youtube.comwatch?vMJ40QQ78Wjs

For its historical, religious, artistic and architectural significance Venice was chosen World Heritage Site by the UNESCO. Not by chance….

Without fear of making mistakes, Venice is the most romantic place in the world.

Beautiful, exciting and unforgettable …

In Venice you won’t find vehicles, but boats.

The access between the Mainland and the Islands is done by “vaporettos”, working like regular city “buses”.

If you arrive by car, cross the bridge, stop in a paid parking (Latitude 45.437820°; Longitude 12.317852°) then cross by boat.

If you come by plane, take the boat in Marco Polo airport itself to the desired place.

Came by train? Then get off at the Santa Lucia train station and take the boat to your destination.

It is important to know previously the stop you are going down to get closer to your destination, so you’ll avoid walking and cross the narrow bridges with your luggage.

If you don’t know where to stop, ask about it at the counter before purchasing the “vaporetto” ticket, because the price varies according to the trip distance.

Do not forget to prepare a luggage alined with the time to stay in Venice, leaving the rest inside the rented vehicle (well hidden), at the airport or train station’s lockers.

There are people who prefer hotels in the Mainland due to the difficulty of locomotion with suitcases through the narrow ways of Venice, but I suggest you to stay on the island, living unforgettable moments and trying to understand the life of the inhabitants of this intriguing and unique city in every way.

After the introductions, let’s get to the real interest to lovers of Venice: its attractions

 

-Canals

According to the guides, Venice has 177 canals, being the “Grand Canal” the main one, where larger boats can sail carrying people and cargo to supply the city.

Be sure to make the traditional gondola ride: nothing more romantic at all.

Though the secondary canals, you will know the house of Marco Polo, born in Venice in 1254, becoming an important merchant, Ambassador and one of the greatest explorers of all time.

Polo traveled the Silk Route from 1272, passing through Armenia and coming to China, from where he brought to the West precious information .

It is said that Marco Polo brought from China the pasta recipe, commonly attributed to Italy.

It is undeniable that Italians knew developing this wonder like nobody else,…

We are all grateful to Marco Polo ….!!!!

The value of the gondola ride, varies according to the number of passengers carried, so check it out before anything.

 

-Bridges

Over the centuries 400 bridges were built over the canals, being the “Rialto Bridge” (1588) the most important of them.

Another Venetian icon is the “Bridge of Sighs”, between two buildings on opposite banks of a canal:

The Palazzo Ducale and on the other hand the Prigioni Nine, the first building in the world built to be a prison.

According to legend, in ancient times the prisoners were judged in the Palazzo (the left side) and, if convicted, they would gasp about the bridge to see the outside world for the last time.

How sad …!!

 

-St. Mark’s square (Piazza San Marco)

The main square of Venice, Piazza San Marco is a stunning place, both by the concentration of historic buildings of great architectural value as well as the bars and restaurants offering unforgettable meals.

In warm season they restaurants present musical sets and live singers of exceptional quality.

This is one of the reasons I suggest you to stay on the island so you will be able walk back to your hotel after a wonderful evening.

If you’re lucky to have a beautiful Moon, will be even better …

 

-Basilica of San Marco

In the year 828 the Venetian merchants acquired in Alexandria the relics attributed to Saint Mark the Evangelist and they built a temporary temple at the square.

The church went through fire and renovations until 1063, when it became the basis of the current Basilica of San Marco.

Its construction follows the Byzantine architectural style, being the main church of Venice. the The Basilica is richly ornamented, having received the horses of San Marco around 1254.

 

-Palazzo Ducale

One of the symbols of the city, the Palazzo Ducale (or Doges) is a true masterpiece of Venetian Gothic style.

The Doge was the first magistrate of the Venetian Republic or, in other words, the maximum leader of the region of Venice.

In the building, currently works the interesting Museo di Palazzo Ducale, which is worth to be visited.

Due to the impressive details, its construction took more than 100 years: from 1309 to 1424.

 

-Traditional Venetian Events

Annually, in September, takes place the prestigious International Film Festival whereas the Carnival, with traditional costumes and masks, is celebrated between January and February.

Many people choose these times to visit Venice, just to take advantage of such events, recalling that at the beginning of the year the temperature tends to be lower for the winter.

If you want to enjoy the holidays, see the official program of events.

 

-Bell Tower (Campanario)

During the day, in Piazza San Marco, it’s possible to climb the Tower of Campanario, from where one has a beautiful view of Venice. Take the opportunity for amazing photos.

 

-Basilica of Santa Maria della Salute

To meet the square and Basilica di Santa Maria della Salute, at the end of the Grand Canal, take the “vaporetto” to the stop Salute or, if you prefer, take a leisurely walk along the canal bank.

 

-San Giorgio Maggiore

Just in front of Piazza San Marco is the island of San Giorgio Maggiore and its wonderful Basilica which deserves to be photographed for its charm and beauty.

The best image, will be from the Tower of Campanario, which is located in Piazza San Marco itself.

 

-Murano

Murano is one of the Venetian Islands, traditional for production of ornamental parts and colored glass chandeliers, world renowned.

Hotels and local manufacturers usually offer passage, often free, to know the process of artisanal and purchase the products directly from the factory.

If you have time, and if you like the subject, don’t miss this opportunity.

 

That’s it for today, dear friends…

For those who already know Venice, I’m sure it was good to “revisit” this lovely city and who do not know it yet, I hope you can use the post info on your next trip.

In the next post our tour will be going to Barcelona, Spain.

Do you know someone who’s been in Barcelona and I wouldn’t consider coming back????

Hasta la vista…..

Keep following and sharing the blog www.bagagemdebordo.com